Raiz Subterrânea : São raízes que ficam sob o solo e possuem várias formas.
- Raiz Axial : Apresentam raiz principal, com coifa maior do que as demais, seu comprimento é maior que o das outras. Possui uma raiz principal que tem função de fixação no solo e diversas ramificações. A raiz axial tem a função também de fazer a fotossíntese. Exemplo: feijão e os abacateiros.
- Raiz Ramificada: Possui uma ramificação secundaria, terciaria e assim sucessivamente a partir da raiz primaria por isso não é possível detectar facilmente nela a raiz principal das outras raízes.
- Raiz Fasciculada : Não se observa uma raiz principal, pois são dotadas de raízes que saem do mesmo ponto, ficando embaraçadas. Exemplo: milho.
- Raiz Tuberosa: A principal função das raízes tuberosas é o acúmulo de reservas da planta. Muitas destas raízes são usadas na alimentação humana, como a beterraba e a batata-doce.
2. Raiz Aérea: São raizes que ficam acima do solo e se desenvolvem no caule ou em certas folhas.
- Estranguladoras : Estas raízes possuem uma grande quantidade de ramificações, que têm o tronco das árvores como suporte para se enrolarem. Esse tipo de raiz não permite o desenvolvimento do vegetal, pois seu crescimento em espessura determina o estrangulamento da planta. Exemplo: mata-pau, cipó.
- Aderentes: Essas raízes são responsáveis por fixar a planta trepadora à um suporte.
- Respiratórias : São as raízes encontradas em ambientes aquáticos e estéreis; apresentam poros apropriados para captar oxigênio.
- Suporte: Quando uma planta possui um caule ou um conjunto de raízes muito fraco e essas raízes suportes são responsáveis pela ajuda na sustentação da planta. Descobriu-se recentemente que essas estruturas são ramificações do caule, ou seja, não são raízes.
- Tubulares: São raízes grandes, bem desenvolvidas, que conferem estabilidade para planta.
Talita Holanda 2ºA2.