sexta-feira, 8 de junho de 2012

Tudo sobre o algodão!




            algodão é uma fibra branca ou esbranquiçada obtida dos frutos de algumas espécies do gênero Gossypium, família MalvaceaeO algodoeiro é uma planta de clima quente, que não suporta o frio.  Ele que é considerado a mais importante das fibras têxteis, naturais ou artificiais, é também a planta de aproveitamento mais completo e que oferece os mais variados produtos de utilidade.  




-  A fibra do algodão não traz fortes impactos se descartada indevidamente no meio ambiente, uma vez que seu material é orgânico, e leva cerca de três meses apenas para se decompor completamente. Por outro lado, é um material de dificuldade moderada para reciclagem, não existem grandes necessidades e tecnologias de fácil acesso para reciclar esse material. Seu impacto pode se maior durante sua cultura se feito incorretamente, pois é necessário grande espaço de terrenos para sua agricultura, e são utilizados diversos tipos de vermífugosadubo químicoinseticidas entre outros agrotóxicos

 -No Brasil, desde que começou a tomar aspecto de cultura econômica, o algodão tem sempre figurado no grupo vanguardeiro das atividades que carreiam divisas para o País.

As sementes do algodoeiro possuem um princípio tóxico, o alcalóide gossipol, que aparece como um pigmento vermelho-castanho no óleo de algodão. Os povos primitivos usam a infusão de frutos novos ou de folhas novas para curar dores de ouvido ou para banhos pós-puerperais.

A cultura do algodão


     A cultura do algodão exige mão-de-obra numerosa. Nas propriedades médias e grandes, a mecanização tem atenuado esse requisito, sobretudo nas fases de preparo da terra e de plantio. A colheita, realizada em quase todas as zonas algodoeiras de forma manual, apesar da existência de processos mecanizados, dura várias semanas, já que nem todas as cápsulas se abrem ao mesmo tempo. 




O que é o algodão orgânico? 


           O algodão orgânico é todo aquele obtido em sistemas sustentáveis no tempo e no espaço, mediante o manejo e a proteção dos recursos naturais, sem a utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou outros insumos prejudiciais à saúde humana e animal e ao meio ambiente, mantendo e recuperando a fertilidade e a vida dos solos e a diversidade de seres vivos. 

         Desde o final dos anos 80, milhares de agricultores em cerca de 20 países do mundo vem se conscientizando da necessidade de cultivar algodão em bases orgânicas ou ecológicas,  já que as lavouras de algodão são campeãs mundiais do usa de agrotóxicos, provocando intoxicação e morte de milhares e milhares de agricultores e agricultoras, pássaros, peixes, insetos e muitos outros animais, alem de poluir o ar, o solo e as fontes d'água.


Talita Holanda 2ªa2. 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

vitória-regia







vitória-régia  é uma planta aquática  típica da região amazônica. Ela possui uma grande folha em forma de círculo, que fica sobre a superfície da água, e pode chegar a ter até 2,5 metros de diâmetro e suportar até 40 quilos se forem bem distruibuídos em sua superfície.Sua flor pode ser branca, lilas, roxa, rosa e até amarela , e expelem uma  fragrância noturna adocicado do abricó, chamada pelos europeus de "rosa lacustre", mantem-se aberta até aproximadamente as nove horas da manhã do dia seguinte. No segundo dia, o da polinização, a flor é cor de rosa. Assim que as flores se abrem, seu forte odor atrai os besouros polinizadores , que a adentram e nelas ficam prisioneiros. Hoje existe o controle por novas tecnologias em que é possível controlar o tamanho dos pratos e com isso é muito usada no paisagismo urbano tanto em grandes lagos e pequenos espelhos d'água.Os ingleses que deram o nome Vitória em homenagem à rainha, quando o explorador alemão a serviço da Coroa Britânica Robert Hermann Schomburgk levou suas sementes para os jardins do palácio inglês. O suco extraído de suas raízes é utilizado pelos índios como tintura negra para os cabelos. Também utilizada como folha sagrada nos rituais da cultura afro brasileira e denominado como Oxibata.





A Lenda

Há muitos anos, nas margens do majestoso Rio Amazonas, as jovens e belas índias de uma tribo, se reuniam para cantar e sonhar seus sonhos de amor. Elas ficavam por longas horas admirando a beleza da lua branca, e o mistério das estrêlas sonhando um dia ser uma delas.
Enquanto o aroma da noite tropical enfeitava aqueles sonhos, a lua deitava uma luz intensa nas águas, fazendo Naia, a mais jovem e mais sonhadora de todas, subir numa árvore alta para tentar tocar a lua. Ela não obteve êxito. No próximo dia, ela e suas amigas, subiram as montanhas distantes para sentir com suas mãos a maciez aveludada da lua, mas novamente elas falharam. Quando elas chegaram lá, a lua estava tão alta que todas retornaram a aldeia desapontadas. Elas acreditaram que se pudessem tocar a lua, ou mesmo as estrêlas, elas se transformariam em uma delas.
Na noite seguinte, Naia deixou a aldeia esperando realizar seu sonho. Ela tomou o caminho do rio para encontrar a lua nas negras águas. Lá, imensa, resplandescente, a lua descansava calmamente refletindo sua imagem na superfície da água. Naia, em sua inocência, pensou que a lua tinha vindo se banhar no rio e permitir que fosse tocada. Naia mergulhou nas profundezas das águas desaparecendo para sempre.
A lua, sentindo pena daquela tão jovem vida agora perdida, transformou Naia em uma flor gigante - a Vitória Régia - com um inebriante perfume e pétalas que se abrem nas águas para receber em toda sua superfície, a luz da lua.

Mariana Lima 2a2

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Bonsai:
 O bonsai é a antiga arte de revelar e honrar a natureza, cultivando-a em miniatura. Diferente de modelos de trens ou casas de boneca, o bonsai é uma paisagem viva. É a visão do bonsaísta aplicada a uma árvore, arbusto ou planta.
Em japonês, bonsai significa literalmente uma planta em uma bandeja . Isso descreve a complexa relação entre o bonsai e o seu recipiente, porque o recipiente correto contribui para a harmonia visual que o bonsaísta tenta criar. O bonsai capta o verdadeiro espírito e a natureza da árvore dentro de um vaso raso
.



TOMAZ  LUIZ  2A2

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Girassol


A flor conhecida como girassol, tem como nome científico Helianthus annus( flor do sol). Essa flor apresenta raiz profunda, que desce perpendicularmente  ao solo. Caracterizam-se por terem 
inflorescência do tipo capitulo, cujo caule pode apresentar alturas variadas, e filotaxia por se moverem de acordo com o sol.


O Girassol foi originada na América do norte e cultivada para alimentação.


Utilização: Do seu fruto é retirado o óleo de girassol que é comestível. 
                Sua semente é usada na alimentação da pássaros.
                Tem sido uma alternativa para a alimentação do gado.
Atualmente está sendo usada no Brasil para a produção do biodiesel.
Samuel Facão 2a2 Nº 37

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sequoia-gigante :

A sequoia-gigante é a maior árvore do mundo em termos de volume. Ela cresce em média 50–85 m e 5–7 m em diâmetro. A sequoia-gigante mais velha conhecida possui 4.650 anos de idade e se encontra no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia. Medidas recordes de sequoias como 94,8 metros de altura e 17 metros de diâmetro já foram reportadas.A casca da sequoia é fibrosa, com sulcos, podendo chegar a 60 cm de grossura na base do tronco. Uma casca assim fornece uma excelente proteção contra fogo. As folhas são como as folhas dos pinheiros, com 3-6 mm, fazendo uma espiral nos brotos. As sementes vêm em cones, e cada cone têm em média 230 sementes de cor marrom-escura, cada uma com 4–5 mm de altura e 1 mm de espessura, possuindo umas "asinhas" marrom-amarelas de 1 mm. As sementes são carregadas pelo vento quando se desprendem do cone.
É considerada um fóssil vivo.
Tem sido plantada no Brasil para fins ornamentais e de adaptação da espécie, já que em seu lugar de origem vem sendo destruída.

  Rebecca Mesquita 2ºA2

 

sábado, 5 de maio de 2012

Tipos de raizes

 Raiz Subterrânea : São raízes que ficam sob o solo e possuem várias formas. 


  Raiz Fasciculada


  • Raiz Axial :  Apresentam raiz principal, com coifa maior do que as demais, seu comprimento é maior que o das outras. Possui uma raiz principal que tem  função de fixação no solo e diversas ramificações. A raiz axial tem a função também de fazer a fotossíntese Exemplo: feijão e os abacateiros. 

  • Raiz Ramificada: Possui uma ramificação secundaria, terciaria e assim sucessivamente a partir da raiz primaria por isso não é possível detectar facilmente nela a raiz principal das outras raízes. 

  • Raiz Fasciculada : Não se observa uma raiz principal, pois são dotadas de raízes que saem do mesmo ponto, ficando embaraçadas. Exemplo: milho.  

  • Raiz Tuberosa:  A principal função das raízes tuberosas é o acúmulo de reservas da planta. Muitas destas raízes são usadas na alimentação humana,  como a beterraba e a batata-doce.

2. Raiz Aérea: São raizes que ficam acima  do solo e se desenvolvem no caule ou em certas folhas. 

Raiz Grampiforme ou Aderente

  •  Estranguladoras :  Estas raízes possuem uma grande quantidade de ramificações, que têm o tronco das árvores como suporte para se enrolarem. Esse tipo de raiz não permite o desenvolvimento do vegetal, pois seu crescimento em espessura determina o estrangulamento da planta. Exemplo: mata-pau, cipó. 

  •  Aderentes:   Essas raízes são responsáveis por fixar a planta trepadora à um suporte.

  •  Respiratórias : São as raízes encontradas em ambientes aquáticos e estéreis; apresentam poros apropriados para captar oxigênio. 

  •  Suporte:  Quando uma planta possui um caule ou um conjunto de raízes muito fraco e essas raízes suportes são responsáveis pela ajuda na sustentação da planta. Descobriu-se recentemente que essas estruturas são ramificações do caule, ou seja, não são raízes.

  •  Tubulares São raízes grandes, bem desenvolvidas, que conferem estabilidade para planta.

Talita Holanda 2ºA2.

terça-feira, 24 de abril de 2012

RAIZ: partes e suas funções



MERISTEMA APICAL DA RAIZ : Origina, além da coifa,os três primeiros meristemas da planta: protoderma,meristema fundamental e procâmbio. À medida que as células do meristema apical se multiplicam, a raiz da planta cresce e penetra cada vez mais no solo.


COIFA :  Protege o meristema apical de eventuais danos durante a penetração da raiz no solo.A secreção excretada por essa estrutura,rica em polissacarídeos, confere proteção adicional ao meristema apical, tem consistência gelatinosa e atua como lubrificante que ajuda na penetração da raiz no solo. As células da coifa são continuamente repostas pela multiplicação celular do meristema apical.


PELOS ABSORVENTES : Formam uma cabeleira ao redor  da zona de maturação celular,crescem perpendicularmente à raiz. Conferem maior capacidade de absorção de água e sais minerais à planta.




ZONA DE MULTIPLICAÇÃO CELULAR : Compreende o meristema apical e o conjunto de células imediatamente acima. É onde há multiplicação das células da raiz.




ZONA DE ALONGAMENTO CELULAR : É o local da raiz em que ocorre a maior taxa de crescimento em comprimento, as células se alongam muito nessa região.




ZONA DE MATURAÇÃO CELULAR : Onde ocorre a diferenciação das células.Externamente, a zona de maturação celular pode ser identificada pela presença dos pelos absorventes.


  Mariana Lima- 2ºA2 cnsg.